Como calcular os juros cobrados em prestações fixas

Nestes tempos bicudos o que mais tem na televisão são propagandas com as prestações fixas em letras garrafais mas com a taxa de juros  em letras minúsculas, quase invisíveis. Para calcular os juros cobrados nas prestações fixas anunciadas de forma rápida use a função TAXA do Excel.
Como exemplo eu vou usar a tabela de opções de parcelamento do PagSeguro para a blusa com gola-laço que eu vendo lá no blog Moda de Novela, que à vista custa R$ 89,90 e o PagSeguro facilita em até 10 vezes no cartão de crédito:
calcular juros cobrados 01
Vou montar uma tabela para facilitar a visualização do cálculo:
calcular juros cobrados 02
Para achar o índice da taxa de juros eu insiro a função TAXA e referencio os dados no assistente da função:
calcular juros cobrados 03
NPER é o número de períodos do financiamento, a quantidade de prestações. PAGTO é o valor da prestação, com esta é uma função financeira toda saída de caixa tem que ser negativo, por isso este argumento obrigatoriamente deve ser negativo (em vez de multiplicar por –1 eu poderia ter preenchido a tabela com o valor da parcela –10,00). VP ou valor presente é outro termo financeiro, que é o valor do bem à vista. VF (valor futuro) e Tipo são argumentos pouco utilizados em cálculos simples, por isso não entrarei em detalhes, caso você queira se aprofundar no assunto clique no link de ajuda da função no assistente.
calcular juros cobrados 04
Agora ficou fácil calcular os juros quando você ver um comercial das Casas Bahia ou da Texpicks, hehehe…
Clique aqui, assine as atualizações do Pasta1.xls por e-mail e receba as dicas de planilha eletrônica na sua caixa de entrada.
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo Post »