Como calcular distância entre coordenadas geográficas em uma planilha eletrônica

Já vou avisando, este post é muito chato para quem odeia matemática, mas é muito interessante para quem quer extrair o máximo do Excel.
Depois do Google Maps não temos mais que sofrer em termos de geo-localização, distâncias e itinerários. E é dele que vou pegar as coordenadas geográficas de 2 pontos de São Paulo para “brincar” no Excel, no seu trabalho provavelmente elas virão de um banco de dados.
(Com certeza deve ter um jeito mais fácil,) eu achei o endereço, cliquei em LINK, copie o endereço para o bloco de notas e peguei a latitude e a longitude.
calcular distância entre coordenadas 01
A fórmula vai fazer o cálculo da distância em linha reta entre a Praça da Sé e o autódromo de Interlagos, em São Paulo. Aqui as latitudes são SUL e as longitudes são OESTE:
calcular distância entre coordenadas 02
Agora é necessário transformar as coordenadas em números que o Excel entenda. Atenção, todas as equações de conversão começam com sinal negativo, pois as latitudes Sul são negativas e as Norte positivas, e as longitudes Oeste são negativas e as Leste são positivas.
A fórmula da latitude da Praça da Sé é
=-(23+55/60+4/3600)
A fórmula é grau + minutos divididos por 60 + segundos divididos por 3.600.
E assim por diante com as demais coordenadas.
calcular distância entre coordenadas 03
Achou difícil? Olha isso agora. Vou colar a fórmula que calcula a distância em linha reta em uma superfície curva como o globo terrestre.
A fórmula é:
=6371*ACOS(COS(PI()*(90-D3)/180)*COS((90-D2)*PI()/180)+SEN((90-D3)*PI()/180)*SEN((90-D2)*PI()/180)*COS((E2-E3)*PI()/180))
A equação é complicada mesmo, precisaria escrever um livro para explicar aqui, ela multiplica, soma,  divide e subtrai cossenos, PIs e raios, por isso não quebre a cabeça tentando desvendá-la, preocupe-se apenas que as referências das latitudes e longitudes (em vermelho) estejam corretas e obterá o resultado:
calcular distância entre coordenadas 04
OBS: a equação começa com número 6371 que é o raio da Terra em quilômetros, caso você precise trabalhar a unidade milhas o número é 3959 ou precise de qualquer outra unidade de distância é esse número que deverá ser substituído, ok?
Bem, espero que este exemplo complicado mas interessante possa ter ampliado a sua visão de possibilidades de uma planilha eletrônica.
Clique aqui, assine as atualizações do Pasta1.xls por e-mail e receba as dicas de planilha eletrônica na sua caixa de entrada.
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo Post »