Usar a função PROCV é mais fácil do que parece - parte 1

Da interface do Cliente para dentro, uma empresa é composta muitas siglas e códigos. Departamentos, áreas, regiões, produtos e até cada funcionário, é tudo um conjunto de números ou de consoantes. E a gente se acostuma com isso. E decora dezenas, centenas deles, não é? Mas na hora de produzir um relatório não posso plotar que foram vendidas X unidades de produto SPT-MRN na área BSB como consta no arquivo do banco de dados do mês passado, tenho que transmitir a informação clara e obejtiva de quantos e quais produtos foram vendidos e aonde.

A forma mais prática de resolver isso é trabalhar normalmente as planilhas nos códigos e padrões do banco de dados e do "dialeto" interno até o momento da finalização do relatório, onde só se faz a tradução das siglas e códigos na tabela final e/ou gráficos usando a função PROCV.

A função PROCV parece complicada, mas este exemplo bem simples vai te ajudar a entende-lo. Vou usar mais uma vez a Fórmula 1 (porque será?). Esta fração da tabela da numeração dos carros da temporada 2009 nas colunas A e B vai representar o meu banco de dados, o número é o código do produto (área, vendedor, região, what ever...) e o nome do piloto é o nome do produto (etc). Ali nas colunas D e E é a representação dos campos do meu relatório, nas células D serão inseridos os códigos e nas E a função PROCV vai traduzi-los.


Usando o assistente da função PROCV: no Valor_procurado eu indico a célula onde eu preencherei com o número do carro, é o valor que vai ser buscado na tabela de códigos; em Matriz_tabela eu tenho que colocar todo o range da tabela de códigos, neste exemplo de A2 a B11 - com cifrão para poder copiar a fórmula para outras células sem perder a referência absoluta da tabela; no Núm_índice_tabela eu indico em qual coluna a partir do Valor_procurado na tabela de códigos está o campo que eu quero, neste exemplo é 2, pois na 1ª coluna está o número do carro e na 2ª coluna está o nome do piloto. OBS: o item Procurar_intervalo fica em branco quando você estiver efetuando uma pesquisa de valor exato ou colocar "1" nesse campo se a procura for por valor aproximado - nesse caso a tabela de código deve estar ordenada em ordem crescente; funciona assim: por superstição não existem mais carros de Fórmula com nº 13, se a minha tabela estivesse completa e eu fizesse a busca aproximada pelo número 13 o valor retornado seria o do corresponde ao primeiro mais perto do exato, no caso o do número 12. Pode ser que na sua tarefa um resultado "não-exato" seja satisfatório, mas neste caso o carro nº 1 só pode ser do Lewis Hamilton.

Neste exemplo simples eu preenchi manualmente a célula D2 com o nº 3 e a função PROCV retornou na célula E2 o valor Felipe Massa da tabela de códigos, mas em um trabalho mais elaborado o valor da célula D2 estaria vindo de outra planilha, neste exemplo poderia ser da tabela de resultados do GP do Bahrein, no seu caso de uma planilha de vendas. É no uso constante que se vai aprimorando a técnica. 
Apesar de não ter feito neste exemplo eu continuo recomendando que SEMPRE você evite deixar que as células com fórmulas aguardando argumento exibam mensagem de erro, adquira essa boa prática.

Eu sei que ainda restarão muitas dúvidas sobre essa função, por isso estou preparando um outro exemplo mais prático para desmistificar a função PROCV. Até breve.

Clique aqui, assine as atualizações do Pasta1.xls por e-mail e receba as dicas de planilha eletrônica na sua caixa de entrada.
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo Post »