Função SE + formatação condicional fazem relatório com sinalização de farol

Tem chefe que adora relatório com “farol” – uma marcação colorida sobre o status do indicador, eu tive um que queria “farolzinho” em tudo. Lembrando disso, eu explico a seguir como criá-los rapidamente usando a função SE e a formatação condicional. Vou usar como exemplo um controle de estoque, mas pode ser qualquer outro tipo de indicador.
relatório com farol automático 01
Para cada item eu determino o nível de segurança, que é quantidade de unidades em que a operação pode continuar sem problemas e dá tempo do fornecedor fazer a reposição.
relatório com farol automático 02
Na coluna D ficará a sinalização gráfica, em vez de usar imagens vou usar caracteres comuns transformados em símbolos através da fonte WEBDINGS. Os números serão transformados em setas.
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A função SE aninhada vai comparar o estoque atual com o nível de segurança e retornar um valor do farol, os valores são “5”, “6” e “3&4”".
A tradução da fórmula é SE estoque atual for maior que nível de segurança o valor é 5, senão verificar SE o estoque atual é igual ao nível de segurança aí o valor é 3&4, senão o valor é 6.
relatório com farol automático 04
Ao lado da sinalização gráfica vou colocar uma frase explicativa usando também a função SE aninhada.
A tradução da fórmula é SE o resultado da célula D é igual a 6 o valor é “estoque baixo”, senão verificar SE o resultado da célula D é igual a 5 aí o valor é “,estoque bom” senão o valor é “atenção”.
Repeti a o processo para relacionar uma ação ao indicador também, assim ao preencher o estoque atual o farol é atualizado e também a sua descrição e uma ação a ser tomada.
relatório com farol automático 05
A formatação condicional vai colorir as setas aqui de uma forma simples, verificando o valor das células.
relatório com farol automático 06
Obs.: lembrando que o input do estoque atual não precisa necessariamente ser digitado aí, você pode (e deveria) pegá-lo de uma fonte externa, como um banco de dados, uma página web da intranet, planilha de outro setor, etc. porque assim toda vez que abrir a planilha o cálculo é automático. Ainda hoje perde-se muito tempo com planilha-prá-lá planilha-prá-cá em vez de fazer tudo relacionado e trabalhando em conjunto.
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