Planilha controle de horas – a tabela mensal de horários

Leia antes: Formatando a grade horária.

Com a grade de horários preparada já dá para completar a tabela mensal e fazer o cálculo diário da jornada e, se houver, horas extra.
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Esta planilha está sendo feita para jornada em 2 períodos, então a forma correta de somar a carga horário realizada no dia é combinação das funções SOMA e SE:
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Preste atenção na função SE aqui da soma das horas trabalhadas pois a usaremos novamente na fórmula da hora extra, mas de uma forma um pouquinho diferente.
O primeiro SE testa se a carga horária do período da manhã (saída menos entrada) foi menor que 0, se SIM soma 0, se NÃO soma a quantidade de horas trabalhadas no período da manhã; o segundo SE faz a mesma coisa no período da tarde, havendo saldo de horas (saída menos entrada) o valor é acrescentado na soma.
OBS: este conjunto SE é adicionado para evitar o aparecimento de sinais de erros nas células enquanto o resultado a jornada não estiver completa, você pode deixar preenchido apenas o horário de entrada que vai ficar um zerinho lá no total, numa soma comum aparecia caracteres de erro. Não se esqueça que beleza é fundamental ;)
banco de horas 06 Para calcular a hora é necessário saber qual a carga horária diária, aqui eu estabeleci como Jornada e estipulei 8 horas diárias. Para facilitar a digitação das fórmulas eu adotei a boa prática de nomear o intervalo, nesta caso uma única célula (menu INSERIR/NOME/DEFINIR). Mais pra frente, na hora dar a cara do documento, isso vai ser muito útil.

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A fórmula da hora extra é simples, a função SE verifica se a quantidade de horas trabalhadas é maior que a jornada regular, se SIM faz a conta horas trabalhadas menos a jornada estipulada, se NÃO o total de hora extra é 0.
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Copio as fórmulas de horas trabalhadas e extras até o dia 31. Como a função SE acima estão programadas para preencher automaticamente as células com 0 na ausência de hora trabalhada/extra eu vou igualar as demais células da tabela e preencher toda a grade horária com 0 usando o assistente LOCALIZAR e SUBSTITUIR selecionando todo o período de entrada e saída do mês e substituindo “vazio” por “0”.
O tabelão está pronto, a próxima etapa é transformar essa planilhinha em um belo documento corporativo, até breve.
Veja também:
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