Finalizando a planilha de controle de horas

Leia antesFormatando a grade horária e Tabela Mensal de horários.

É muito simples fazer uma planilha de controle de horas ou banco de horas para você, é só fazer uma grade de horários  com uma tabela diária de horário de entrada e saída. Só é preciso ter uma certa cautela no cálculo de horários que não são feitos da mesma forma que outros tipos de números, o ideal é fazer cálculos simples.
Essa planilha é um bom tipo de arquivo que todo mundo precisa, por isso vamos dar um acabamento no modelo que fizemos para ficar um documento apresentável para compartilharmos com nossos pares.
banco de horas 09
Eu inserí mais uma coluna e algumas linhas para fazer o cabeçalho, no qual vou identificar o mês de referência, a quantidade de dias úteis e para lá moverei a célula da Jornada – que continuará funcionando normalmente nos cálculos das horas extra.
banco de horas 10
O mês eu referenciei direto do 1º dia da tabela, mas mudei a configuração da célula para tipo personalizado mmmm/aaaa que exibirá o mês, a barra e o ano (março/2009).
banco de horas 11
Para calcular a quantidade de dias úteis usei a função DIATRABALHOTOTAL (obs.: para ter a função disponível é necessário habilitar o suplemento Ferramentas de Análise lá no menu Ferramentas/Suplementos). No assistente da função DIATRABALHOTOTAL é só preencher a data de início do período ou referenciar a célula em que ela está e preencher a data de fim do período ou referenciar a célula em ela está – e também a relação de feriados se você tiver uma.
No rodapé eu vou fazer uma totalização das horas do mês.
banco de horas 12
Aqui está um dos “segredos” de se trabalhar com horas no Excel, que é formatação adequada da célula, neste caso eu escolhi a categoria Personalizado e digitei o formato [h]:mm, com isso o Excel passa a somar/subtrair volumes de horas além das 24 horas de um dia.
banco de horas 13
Na figura acima estão as fórmulas de totalizações. Personalize a planilha com o padrão de cores suas/da empresa/do Cliente e o seu documento está pronto, basta atualizar a data do primeiro dia da tabela que que todas as demais (e o cabeçalho) serão alterados automaticamente.
banco de horas 14

Veja também:
Clique aqui, assine as atualizações do Pasta1.xls por e-mail e receba as dicas de planilha eletrônica na sua caixa de entrada.
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo Post »