5S é uma metodologia japonesa utilizada para manter a organização e aumentar a produtividade nas empresas. Eu já participei de algumas tentativas de implementações e infelizmente nenhuma vez o programa foi até o fim. Mas o conceito é simples e fantástico, são cinco sensos (senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de padronização e senso de auto-disciplina) que aplicados em todas as esferas da vida pode tornar tudo mais prático. Comece deixando a sua área de trabalho do Excel mais "sensata" e veja sua produtividade dar um salto.
Se você é usuário novato de planilhas eletrônicas assista esta vídeo-aula de Excel básico que faz a introdução ao aplicativo. Usuários mais experientes por favor pulem para a continuação do texto.
O erro mais comum do usuário pouco habilidoso de planilhas eletrônicas é deixar todas as ferramentas do programa à mostra e ocupando boa parte da área útil de visão. O aplicativo tem uma infinidade de ferramentas, mas se você só faz tabelas coloridas para colar no PowerPoint para que deixar um botão de coseno no meio do caminho?
Expanda a visão das barras de ferramentas e desmarque o que você não for usar nas suas tarefas - faça sem dó pois se um dia precisar é remarcar:
Às vezes precisamos de apenas uma ferramenta e em vez de habilitar uma barra inteira é mais prático acrescentar apenas o botão desejado na barra padrão. Clique com o botão direito em cima da barra de ferramentas e selecione Personalizar, selecione a aba Comandos e procure a função desejada, segure clicado e arraste o botão para a barra de ferramentas:
Eliminando os botões desnecessários o Excel também parecerá menos intimidador para os novatos. Com o tempo você perceberá que com uma área de trabalho mais ampla as suas tarefas ficarão mais fáceis até na tela de um eeepc.
São os "sensos" deixando à mão apenas as ferramentas necessárias para a sua produtividade. Leia mais sobre sobre a metodologia 5S na Wikipedia.
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