Importando base de dados txt para o Excel

Importar base de dados para o Excel é a maneira mais prática de consolidar informações e gerar relatórios (conhecimento). Para o desenvolvimento mais eficiente das sua tarefas é importante pegar apenas as colunas relevantes para o seu objetivo e dados no formato adequado, como datas, decimais ou moeda.


Geralmente as bases de dados em arquivo TXT têm os campos separadas por tabulação ou por ";" (ponto e vírgula), na hora de importá-lo é necessário sinalizar corretamente o assistente do Excel para trazê-los corretamente para a planilha, na 1ª etapa é possível identificar o separador usado no arquivo, no caso de tabulação é quadradinho da janela de trás:
Na 2ª etapa ao selecionar o delimitador usado no arquivo as colunas separadas já aparecem no visualizador do assistente:
Agora, na última etapa da importação, que você escolhe apenas os campos que lhe serão úteis. Dependendo do banco de dados que gerou a base poderá vir uma infinidade de colunas e você só vai precisar de 3 delas, por exemplo. Em vez de importar o arquivo completo e depois ficar excluindo colunas na unha, o mais prático é descartar neste momento todo dado inútil para sua tarefa, clicando na coluna indesejada e lá em Formato de Dados da Coluna selecionar a opção "Não importar coluna (ignorar)":

Você terá em mãos uma planilha mais leve com uma tabela enxuta, muito mais prática para obter resultados. Eu já ví um cara ter que fazer um relatório de quantidade de Clientes por cidade e sofrer para fazer esse levantamento sobre uma base completa de cadastro tão detalhada que no campo do endereço tinha além de 'complemento' também o dado 'ponto de referência', tudo isso poderia ter sido excluído na importação do arquivo para o Excel e o levantamento sairia rapidão.

Tente essa "limpeza" de base na sua próxima importação de dados e veja a sua produtividade aumentar.

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