Gráfico de barras com imagem

Não é só em gráfico de área que se pode usar imagens para 'embelezar' o relatório, qualquer espaço que pode ser preenchido com cores pode também ser usadas imagens.
Neste exemplo de gráfico de barras vou simular uma comparação de safra de arroz, feijão e milho dos anos 2007 x 2008.
Obs: esse números são apenas ilustrativos e não representam a realidade.
Começo criando a tabela fictícia, para efeito de escala as milhares de toneladas foram suprimidas e aparecerão apenas na legenda depois. Seleciono os dados, clico no assistente de gráficos e escolho o de colunas agrupadas.

Para destacar as imagens o ideal é excluir todas os itens do gráfico, deixando apenas o eixo das categorias como referência. Pode-se usar a barra de ferramentas de gráfico para excluir os itens ou apenas selecionar o item e simplesmente deletar.
Agora deve-se selecionar apenas uma barra, aquele que se quer inserir a imagem e configurar seus padrões de formatação: área = efeitos de preenchimento/imagem/selecionar imagem. Nas barras de feijão eu inseri a imagem de feijões que eu tinha e depois fiz o mesmo para as barras de arroz e de milho.

Usando a barra de ferramentas de gráfico deixei apenas as linhas (mais grossas) dos eixos; diminui o espaçamento entre as barras; também configurei o título e depois o formatei (em duas linhas) e selecionei para mostrar o valor nos rótulos. Para dar um toque especial no acabamento do gráfico deixei as bordas arredondadas mas tirei as linhas e deixei o fundo cinza 25%. Usei os mesmo dados para fazer um novo gráfico apenas com as informações de 2008.


Clique aqui e assine as atualizações do Pasta1.xls por e-mail e receba as dicas de planilha eletrônica na sua caixa de entrada.
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo Post »