Função Esquerda, Direita e Extrair Texto

As vezes a gente já pega uma planilha com a importação de uma base txt zuada e tem que trabalhar em cima dela assim mesmo, como neste exemplo em que as informações dos pedidos de vendas estão todas agrupadas em uma única célula, impossibilitando qualquer cálculo. Para organizar os dados e separá-los em colunas a gente pode usar as funções ESQUERDA, DIREITA e EXTRAIR TEXTO do Excel.
Aqui o registro de venda é composto do número do pedido, código do cliente, quantidade de itens vendidos, data da venda e valor total. Vamos criar uma coluna específica para cada dado e popular essa tabela.

O arquivo começa com o número do pedido e por padrão (desta empresa) tem 5 dígitos; eu uso a função ESQUERDA para extrair apenas os cinco primeiros dígitos da célula contando da esquerda para a direita. A fórmula é =ESQUERDA(de onde extrair;quantidade de caracteres a extrair).
Para tirar partes do meio do arquivo (aqui Cod, Qtd e data) tem que usar a função EXTRAIR TEXTO com as coordenadas desejadas. Usando o assistente da função é só preencher as informações do endereço da célula em que está o texto completo, contar qual é a posição do primeiro caracter desejado e a quantidade de caracteres a extrair.

Obs: neste arquivo nem todas as datas tem a mesma quantidade de caracteres por isso adequei a fórmula nas células em que as datas estavam sendo cortadas.
Para extrair os dados de valores que finalizam o arquivo vou usar a função DIREITA, que extrai a quantidade de caracteres desejada contando da direita para a esquerda. A fórmula é =DIREITA(de onde extrair;quantidade de caracteres a extrair).

Obs: assim como nas datas, os valores com mais casas decimais foram cortados por isso é necessária a adequação da fórmula para que a extração do dado seja fidedigna.

Antes de começar seus estudos e análises verifique se a extração de todos os dados está correta, se não ficou ficaram informações incompletas ou com caracteres de campos misturados. Feito isso, com a certeza de que tudo está certo você deve copiar todo o intervalo extraído e colar os valores (colar especial/valores) sobre eles mesmo, assim você fica com uma base independente do arquivo original e também deixa a planilha mais leve.

Clique aqui e assine as atualizações do Pasta1.xls por e-mail e receba as dicas de planilha eletrônica na sua caixa de entrada.
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo Post »