Dica final para completar e otimizar a planilha banco de horas

Leia antesFormatando a grade horáriaTabela Mensal de horários e Finalizando a planilha de horas.

Acabou passando batido na série Planilha Controle de Horas a exclusão de feriados e folgas dos dias úteis, opção que aparece no assistente da função DIATRABALHOTOTAL:

A função DIATRABALHOTOTAL é usada para contar os dias úteis entre duas datas e desconta apenas os finais de semana do período indicado, use o campo FERIADOS no assistente para indicar uma área da planilha onde estão digitados as datas dos feriados nacionais e da sua região. Você pode criar uma plan só para isso ou fazer uma relação em um dos cantos da planilha mesmo. Eu costumo incluir também as folgas pré programadas, os dias-ponte e escalas, e nomeio esse intervalo como FOLGAS, assim é só digitar o nome no campo Feriados do assistente, a fórmula que calcula os dias úteis ficará assim:
=DIATRABALHOTOTAL(B7;B37;FOLGAS)
Tem mais uma função que é muito útil para trabalhar com cálculos de períodos de datas: DATADIF. A função DATADIF calcula a quantidade de dias corridos entre duas datas e o resultado pode ser mostrado na unidade DIA, MÊS ou ANO, a fórmula neste banco de horas é:
=DATADIF(B7;B37;”D”)
O 3º argumento da fórmula é a unidade de cálculo desejada, as mais comuns são “D” para contar dias, “M” para meses e “Y” para anos, sempre entre aspas. O detalhe é que meses e anos só apresentam valores cheios, se eu calcular do dia 1º de janeiro até hoje o resultado será a quantidade de meses até o mês passado, pois este ainda está incompleto e seria uma fração; o resultado de ano seria 0, por que também não foi completado o período cheio.
Pode usar as duas funções juntas?
Sim, dá para combinar uma série de funções em uma única fórmula para economizar trabalho e otimizar a planilha. Neste controle de horas eu posso calcular quantos dias eu não trabalharei, que é a quantidade de dias do mês menos a quantidade de dias úteis (à trabalhar):
=(DATADIF(B7;B37;”D”))-(DIATRABALHOTOTAL(B7;B37;FOLGAS))
Use e abuse da combinação de funções nas suas fórmulas tomando cuidado apenas em encapsular cada função específica em seu próprio par de parênteses dentro da equação.
Veja também:
Clique aqui, assine as atualizações do Pasta1.xls por e-mail e receba as dicas de planilha eletrônica na sua caixa de entrada.
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo Post »