Como somar várias planilhas de forma prática e rápida

Esta dica funciona para consolidar uma série de planilhas semelhantes, que tenham o mesmo layout. A planilha de controle de horas é um bom exemplo para essa aplicação: eu repliquei a planilha várias vezes dentro do mesmo arquivo e fiquei com 12 plans nomeadas conforme o mês de referência, de jan09 a dez09. Na plan1 eu farei a consolidação de alguns dados:
banco de horas 15
Neste exemplo eu estou acompanhando o total de horas trabalhadas e fazendo a média simples mensal. A referência usada tanto nas funções SOMA e MÉDIA está apontando para as células E40 de todas as planilhas que estiverem neste arquivo entre as plans jan09 a dez09, inclusive. É como se o Excel empilhasse todas as planilhas e vai somar tudo que estiver na mesma célula em todas elas.
Isso pode ser usado para consolidação de qualquer tipo de grupo de planilhas padronizadas e com a maioria das funções de cálculo do Excel. Experimente.
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo Post »