Não é o ideal, mas já que o relatório vai em Excel…

…use e abuse da barra de ferramentas de desenho (menu Exibir/Barra de ferramentas/Desenho).
Em um mundo perfeito o Excel apenas forneceria tabelas e gráficos para um relatório em outra ferramenta, mas o mais comum é a planilha virar o relatório completo e aí temos que formatar toda a planilha como se fosse um .doc, não é?
É muito trabalho para ficar bem tosco no final. Para dar uma aparência decente e mais fácil de remodelar – se necessário, eu sugiro a utilização dos recursos da ferramentas de desenho, criando elementos separados para cada informação de texto do relatório.
barra desenhos 01
Com as formas básicas dá para criar caixas destacadas, onde se pode inserir algumas informações isoladas.
barra desenhos 02
Use e abuse das caixas de texto, faça cada parágrafo em uma distinta, depois as formate igual e agrupe tudo para formar uma só. Aqui eu mostro o título, bem mais prático que ficar mesclando células.
barra desenhos 03
O mais importante, tanto para as imagens quanto para os gráficos, é ir lá nas propriedades e selecionar “Não mover ou dimensionar com células”, para que não fiquem deformados ao se fazer alterações na planilha.
barra desenhos 04
Fazendo assim você monta o relatório como se fosse Lego em vez de ficar tentando encaixar e formatar texto dentro das células, deformando tabelas e saindo tudo torto na impressão.
Clique aqui, assine as atualizações do Pasta1.xls por e-mail e receba as dicas de planilha eletrônica na sua caixa de entrada.
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo Post »