O gráfico Radar é simplesmente um mapa

À primeira vista o gráfico Radar assusta. Esse modelo é um daqueles que não caminha sozinho e geralmente que o faz tem que sempre explicar em letra de forma que tipo de informação está querendo transmitir, por isso é bom usá-lo somente para uma audiência de conhecimento mais avançado. Ou não! Veja este exemplo em que vou tentar simplificar ao máximo o uso de um gráfico Radar.
Já tem um tempo que as 4ª-feiras acontecem a guerra dos hipermercados, onde as grandes redes diminuem drasticamente os preços e fazem grande alarde na mídia para atrair os consumidores e toda semana lá vou eu atrás da ofertas.
Acontece que cada rede de supermercados consegue regularmente preços bons em certos tipos de produtos e em cada uma eu tenho um perfil de compra ligeiramente distinto. Eu vou criar uma tabela com os principais produtos que eu costumo comprar às 4ª-feiras e dei notas de 0 a 10 conforme o estabelcimento pesquisado:
gráfico radar blog pasta1xls 01
Atenção: as notas expressam exclusivamente minha opinião pessoal baseada na minha experiência de consumo nessas lojas.
gráfico radar blog pasta1xls 02
Selecionei toda a tabela, cliquei no botão para criar gráfico e selecionei a opção Radar. Como sempre faço clico em Concluir e realizo os ajustes de personalização direto na área do gráfico.
gráfico radar blog pasta1xls 03
Agora olhe bem para o gráfico; a teia formada tem a escala de valores que vai do centro para as extremidades, no meio o valor é zero e a última linha externa é 10.
Na 4ª feira de manhã eu analiso minha despensa e dependo da necessidade da casa eu vou para um determinado mercado. O preço de frutas e legumes é o chamariz principal do Carrefour e do Extra, mas se vou comprar cerveja também o mapa me sinaliza que o Carrefour tem tido preços melhores; caso precise de carne as melhores ofertas estão no Extra. E assim por diante, seguindo a sinalização visual que aponta os pontos fortes de cada unidade.
O gráfico Radar é muito útil para fazer múltiplas comparações, do tipo “eu caso ou compro uma bicicleta”, saca? Se estivesse usando apenas a tabela o que teria que fazer para obter uma resposta rápida ao meu questionamento? É o que muita gente faz, fica rastreando valores na tabela, fazendo contas desnecessárias e formatação condicional para depois comparar os resultados. O gráfico Radar mostra as direções com poucos cliques.
Esses atributos que comparei é só um exemplo da infinidade de usos para esse gráfico. Pode-se avaliar perfil dos funcionários, estilos de carros, tendências de mercado, etc. Se você está apaixonado pode fazer um gráfico romântico com “coisas que amo em você” – guarde o modelo para atualizar na separação, substituindo os quesitos originais por “coisas que odeio em você”, hehehe…
Eu considero a comparação de cinco itens a quantidade ideal por causa do formato de pentágono. Menos de quatro fica esquisito e mais que seis fica muito poluído, mas vai de cada necessidade, encontre a sua melhor forma – sem complicar para audiência, claro.
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo Post »