Como criar listas personalizadas em planilhas no Excel

O recurso de "listas personalizadas" do Excel faz muito mais do que listas ordinárias (1, 2, 3, ...) e completar meses (jan, fev, mar, ...), você pode instruir o programa para preencher aquela sequência que só você precisa, aquela que todo dia você copia e cola de outro arquivo para não ter que digitar novamente.

Vou continuar usando como exemplo o acompanhamento da temporada de Fórmula 1 que eu faço no blog F1Review. Eu quero ter todos os tempos arquivados e vou criar planilhas para documentá-los. Em cada etapa tem 3 treinos livres, 1 treino classificatório e o Grande Prêmio. Até o momento são 22 pilotos confirmados:

Digitar isso após cada evento não é nada estimulante. Abrir o arquivo anterior, copiar e colar a coluna também não é muito prático. Pegar o arquivo anterior e "salvar como" pode dar até mais trabalho se tiver que ficar deletando os dados que não são pertinentes na tarefa atual. A solução ideal é criação da lista personalizada.
Digitei a sequência uma única vez, selecionei todos os itens e cliquei no menu FERRAMENTAS/OPÇÕES/LISTAS PERSONALIZADAS, ali aparecem as listas pré definidas do Excel e mais abaixo tem a opção de inserir a nova, clicando em copiar* a nova lista já está incorporada nos recursos do programa:

*Obs: este post está sendo feito em um netbook com Linux portanto as imagens capturadas são do BrOffice Calc e as nomenclaturas são um pouco diferentes do MS Excel, mas as funções são as mesmas.

A partir de agora, a cada nova planilha criada para registrar os tempos da Fórmula 1 2010 eu só preciso digitar J. Button e arrastar o canto da célula para criar a minha lista de pilotos - conforme o cursor se move aparece a legenda com o dado a ser preenchido até aquele ponto:

A minha confecção faz as roupas sob encomenda, então a cada novo pedido eu tenho uma sequência de tarefas que ordenadas no documento vira um checklist no final para conferir se o pedido foi atendido corretamente, eu tenho uma lista personalizada com esse checklist.

O limite deste recurso é a sua imaginação, pois pode ser adaptado às mais diversas necessidades: lista de presença de alunos, compra de supermercado, itens de estoque, escalação de time de futebol, relação de filiais, staff de colaboradores... Enfim, precisa digitar sempre uma mesma sequência? Crie uma lista personalizada.

PS: no Excel 2007 o recurso é acessado através de OFFICE/OPÇÕES DO EXCEL/LISTAS PERSONALIZADAS.
Clique aqui, assine as atualizações do Pasta1.xls por e-mail e receba as dicas na caixa de entrada.
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo Post »