Uma das coisas mais bacanas que dá para fazer no Excel e que impressiona bastante a chefia é um cronograma do tipo que se faz no MS Project. Claro que só vale a pena fazer numa planilha eletrônica se for simples e prático, senão use o Project mesmo que é a ferramenta ideal para projetos grandes e complexos, ok?
Vou usar como exemplo a produção de um relatório trimestral de vendas, que é sempre feito no oba-oba e com prazo até amanhã, não é? Depois da lambança e do estresse dessa última entrega resolvi me preparar para o próximo desde já, criando uma planilha eletrônica com o cronograma dessa atividade.
Nesta primeira parte vou fazer a decomposição da tarefa, que é detalhar passo a passo como a atividade é realizada.
Pronto, o esqueleto da produção do relatório trimestral está montado. E fazer essa estrutura é base de qualquer atividade bem realizada e produtiva, experimente.
No próximo post vamos por prazos e cálculos de datas na decomposição de tarefas para fazer a previsão de entrega do relatório.
Dica: esta atividade é a consolidação das vendas do trimestre (item 6), mas já que você está se planejando para fazer as coisas sem atropelo entregue além da planilha um documento em Word bem redigido com os comentários das suas análises (item 7) e também a apresentação em PowerPoint padrão da empresa (item 8) - claro que devidamente discutido, pois chefes não gostam de surpresas, mas apreciam iniciativas desse tipo.
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