Versão simples de um gráfico de Gantt no Excel

Dá para fazer no um gráfico de Gantt mais simples ainda que o cronograma.xls usando a função REPT para preencher as células criando as barras.

Neste exemplo usarei a mesma tabela do cronograma de preparação do relatório trimestral, apenas com as informações necessárias para deixar o exemplo simples.

Depois de mesclar as células que serão usadas para a barra do gráfico de Gantt eu digito a fórmula que vai calcular os dias que serão sinalizados, são 2 fórmulas REPT concatenadas.

A fórmula é =REPT(" ";5*(C17-MÍNIMO($C$17:$C$25)))&REPT("";5*(D17-C17+1)).
A fórmula é = REPETIR um espaço vazio por 5 vezes a quantidade de dias entre a menor data do projeto e a data desta tarefa, CONCATENAR com fórmula: REPETIR a letra "l" (ele minúsculo) por 5 vezes a quantidade de dias da duração da tarefa mais 1. Copie a fórmula para as demais tarefas.



Olhando a figura acima dá para entender melhor como a fórmula está trabalhando. A tarefa 1 é a menor data da tabela então já começa preenchendo a barra. Na representação da tarefa 2 a 1ª fórmula REPT preenche com espaço em branco o período da tarefa anterior e concatenar a 2ª fórmula REPT começa a ser preenchido o espaço referente à execução desta tarefa. E assim sucessivamente para as demais. Simples, não?

Obs: a sintaxe dessa função é REPT(texto;nº vezes a repetir). O texto é o que se deseja repetir, para fazer gráfico na célula usa-se a letra "l" e o nº de vezes a repetir pode ser uma quantidade fixa pré definida ou uma fórmula dinâmica. Ou ambas, como fiz acima - repare que tanto nos espaços quanto "na barra" multipliquei por 5 o texto (5*) para dar mais volume ao preenchimento, sem eles a representação gráfica não ficaria legal.
Obs2: não importa a formatação que você estiver fazendo na planilha inteira, mas nas células das barras é aconselhável usar a fonte Arial e o tamanho 8.


Clique aqui assine as atualizações do Pasta1.xls por e-mail e receba as dicas de planilha eletrônica na sua caixa de entrada.
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo Post »