Cronograma xls tipo Project - parte 2

Leia antes

Depois da decomposição das tarefas, vamos estimar as suas durações, estipular a data inicial e calcular os prazos.

Neste exercício eu ainda não tenho o acesso direto ao banco de dados e tenho que fazer a solicitação para a área de TI, que me me manda o arquivo em 2 dias. Em 1 dia eu importo a base e faço testes para deixá-la no formato ideal para o objetivo do meu trabalho. No mundo ideal eu usaria um dia para explorar todas as possibilidades para realizar estudos em cada dimensão do meu universo (pedidos, produtos e Clientes) e é isso que vou colocar neste exemplo. Também no mundo perfeito eu deixaria 3 dias para preparar a apresentação final, pois levaria cada slide para discussão com os envolvidos com o seu resultado final. Por exemplo, eu estou fazendo um relatório de marketing, mas preciso discutir o gráfico de vendas com o departamento comercial, ou o de produtos com a engenharia ou a fábrica. Isso dá mais valor ao seu trabalho final. A entrega deixei "0" pois será a data maior a ser calculada no próximo passo.

Estipulei a data inicial das atividades para o dia 1º de Dezembro, para fazer os cálculos de prazos considerando apenas os dias úteis vou usar a função DIATRABALHO (tem que habilitar o suplemento Ferramentas de Análise no menu Ferramentas/Suplementos). No assistente da função é só preencher a data inicial com a referência da célula que está a data inicial estipulada e em DIAS colocar a referência da célula onde está a duração da tarefa. No lado esquerdo inferior do assistente é apresentado o preview do resultado.

Neste meu exemplo a data de início da tarefa seguinte é igual a do término da anterior, por isso eu uso na tarefa 2 a fórmula "=E6" e assim sucessivamente até a tarefa 7, porque até ela cada tarefa depende da conclusão da outra, então eu extendo as fórmulas da data de término até a sua linha também. O item 8 eu coloquei realização simultânea ao 7. No item final, a entrega do relatório, usei a função MÁXIMO para ter a maior de data de conclusão para a atividade.
Bem, este é o mundo perfeito do planejamento, no próximo post vamos preparar as colunas do mundo real, que serão os campos preenchidos com a data efetiva da realização das tarefas dessa atividade.


Clique aqui e assine as atualizações do Pasta1.xls por e-mail e receba as dicas na sua caixa de entrada.
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo Post »