Gráficos com imagens para o Painel de Indicadores

Para este exemplo de Painel de Indicadores eu estou a usar os resultados das corridas de Fórmula 1 da temporada 2008. Primeiro preparei a base de dados e depois fiz as tabelas de pontuação para fazer os dois primeiros gráficos - um de barras horizontais e outro de colunas - para mostrar a pontuação de pilotos e equipes. Agora vou fazer gráfico com a foto do piloto para mostrar seu desempenho.

Da planilha base de dados dos resultados das corridas eu vou contabilizar quantas vezes o piloto ganhou a corrida e quantas vezes chegou nas posições que pontuam, para isso será necessário usar uma fórmula matricial no Excel, veja na barra de fórmulas:

Esta fórmula matricial combina as funções SOMA e SE com 2 condições, mas não é possível neste caso aninhar as fórmulas de modo simples e/ou usando os assistentes de função. Uma fórmula matricial tem que ser digitada e no final ainda teclar CTRL+SHIFT+ENTER para que o Excel a interprete corretamente (a equação fica entre chaves "{}").
A sintaxe da fórmula que usei é a seguinte: =SOMA(SE("condição1")*("condição2");1;0))


O que isso quer dizer é que o Excel vai ler as linhas da base de resultados e todas vez que encontrar o nome do piloto da condição 1 vai olhar a coluna da pontuação e se lá tiver "10" (referente à 1ª colocação na corrida) ele vai somar mais "1" nessa conta e se pelo menos uma das condições não for atendida ele soma "0". Veja como ficou o Lewis Hamilton, seu nome aparece 18 vezes na base de dados, porém apenas 5 vezes teve a pontuação 10 na mesma linha.
Como na Fórmula 1 atual a zona de pontuação vai até a 8ª posição de chegada vou ter que sintetizar a tabela para não estragar o gráfico. Eu copio a fórmula matricial para todas as colunas e insiro uma coluna para totalizar as vezes da 4ª posição em diante.

Com a tabela populada vamos par ao gráfico. Seleciono apenas o título das colunas e a contagem do piloto desejado - infelizmente Lewis Hamilton [McLaren] foi o primeiro do ano - e clico no assistente de gráfico de barras horizontais.

Como já disse ao fazer os gráficos simples no post anterior eu clico direto em CONCLUIR no assistente de gráfico (1) e faço as personalizações direto no gráfico. Como a tabela está invertida é necessário inverter a exibição dos dados (2), entre nas configurações do EIXO DAS CATEGORIAS e na guia ESCALA marque a opção CATEGORIAS EM ORDEM INVERSA. (3) Exclua linhas, fundos, bordas e redimensione apenas a ÁREA DE PLOTAGEM, não a ÁREA DO GRÁFICO. Insira a foto na ÁREA DO GRÁFICO (4) como na imagem abaixo:

No meu Painel de Indicadores F1Review eu vou comparar o desempenho dos 4 primeiros colocados do campeonato e uma dica legal para facilitar o trabalho é copiar o gráfico pronto, colar ao lado e só mover a referência das células e trocar a foto de fundo sem precisar fazer cada gráfico do zero.

Reservo os gráficos prontos e volto a analisar a base de dados de resultados para garimpar mais informações interessantes para o próximo post. Até breve.

Veja também:
Clique aqui, assine as atualizações do Pasta1.xls por e-mail e receba as dicas de planilha eletrônica na sua caixa de entrada.
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo Post »