Leia antes: Introdução ao Painel de Indicadores, Prepare a base de dados, Primeiros gráficos, Gráficos com imagens, Visão completa do Período e O painel finalizado
Para encerrar de vez a série Painel de Indicadores F1Review deixo a dica final, que é a melhor forma de uso de um dashboard: a intranet.
O recurso Salvar Como Página da Web é ferramenta ideal nestes tempos de redução de custos ferrenha nas empresas, pois é um argumento para economizar papel e toner na impressão de relatórios, porque você pode publicar o seu Painel de Indicadores na intranet da empresa direto do Excel. Aliás, não precisa ser nem na intranet, você compartilhar direto da sua máquina se ela estiver em rede.
A opção está sob o menu arquivo e também pode ser adicionado um botão na barra de ferramentas. Um detalhe importante para que o arquivo seja visualizado apenas como pagina da web é escolher a opção SELEÇÃO PLANILHA, senão tudo o que tiver nesse arquivo Excel será salvo junto e a visualização vai ter todas as guias mais linhas e colunas.
No lugar que você escolheu para salvar vai ter o arquivo HTML e uma pasta com os arquivos de imagem – os gráficos viram imagens GIF – e o mapa XML da página.
Atenção: se você salvar em uma certa pasta e depois mover para outra na rede, por exemplo, deverá editar os arquivos HTML e XML com as novas referências, o ideal é salvar direto no local definitivo.
Se você está procurando seu ligar ao sol no mundo corporativo o Painel de Indicadores é aquele “algo mais” que o seu chefe espera nos seus relatórios.