Painel de Indicadores: a visão completa do período

A principal função de um dashboard é reunir as diversas dimensões de um assunto na mesma "fotografia", mas sempre que possível é bom incluir um gráfico que represente o resumo de toda situação.
No Painel de Indicadores F1Review que estou desenvolvendo de exemplo aqui no blog Pasta1.xls eu vou incluir um gráfico de linha mostrando a trajetória dos 4 principais pilotos de Fórmula 1 na temporada 2008, do GP da Austrália até o GP do Brasil. Este fica sendo a visão holística do campeonato, os outros representam cada um uma dimensão de análise, ok?
Eu aumento a tabela dos pilotos com as pontuações em cada GP disputado usando o filtro avançado (conforme fiz na tabela dos primeiros gráficos) para extrair os nomes das corridas da base de resultados e transpondo-os como nome das colunas na tabela (copiar o resultado do filtro e colar especial/transpor).
Obs: a função COLAR ESPECIAL/TRANSPOR cola os itens copiados em posição inversa. Neste exemplo o filtro avançado vai gerar a sequência dos GPs em uma lista vertical (Austrália na linha 1, Malásia na linha 2 e assim por diante) e ao TRANSPOR essa lista para a tabela isso é feito numa lista horizontal (Austrália na coluna M, Malásia na Coluna N e assim por diante).

Para fazer a soma dos pontos por etapa vou usar novamente a fórmula matricial SOMA + SE com 2 condições, como na contagem de classificação mas com 2 adaptações essenciais: na 2ª condição a referência a ser buscada agora é dinâmica porque quando copiarmos a fórmula ela vai sempre buscar o nome da coluna em que estiver, e também agora a fórmula vai somar todos os pontos cada vez que as condições forem positivas e não apenas 1 como é na contagem da classificação. Lembre-se de finalizar a fórmula teclando o comando CTRL+SHIFT+ENTER.
Obs: é importante entender completamente o conceito da fórmula matricial SOMA + SE que estou usando nesta série para não cometer erros. Ela é também uma excelente ferramenta para extrair informações de grandes bases de dados, no post dos gráficos com imagens eu fiz uma explicação detalhada, volte lá se necessário.
A partir da coluna do 2º GP, o da Malásia, vou pegar o valor que estava no GP anterior e somar os pontos da corrida atual, então é so acrescentar a referência do resultado do total anterior na soma, antes da função SE - lembrando que continua sendo uma fórmula matricial e é necessário finalizá-la teclando CTRL+SHIFT+ENTER:

Criada a tabela eu seleciono apenas as linhas dos resultados dos 4 pilotos que brigaram pelo título da temporada e clico no botão ASSISTENTE DE GRÁFICO e escolho a opção GRÁFICO DE LINHA. Assim como fiz nos gráficos anteriores eu clico em CONCLUIR no assistente e faço as formatações diretamente na área do gráfico:
A curiosidade aqui foi é a imagem que usei como preenchimento da área do gráfico: eu dei um print screen na página de Fórmula 1 do Terra e recortei apenas essa parte das bandeirinhas e mapinhas dos autódromos deixando um bom espaço em branco para preencher a área, o efeito causado parece que as bandeiras estão inseridas diretamente no eixo das categorias. Na configuração de DADOS DE ORIGEM, guia SÉRIE dá para nomear as séries corretamente.


Acho que agora já temos um Painel de Indicadores bacana, vou montá-lo e mostro no próximo post. Até breve.

Veja também:

Clique aqui, assine as atualizações do Pasta1.xls por e-mail e receba as dicas de planilha eletrônica na sua caixa de entrada.

Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo Post »

Participe! Dê sua opinião, mande a sua dúvida: EmoticonEmoticon