Planilha para atualizar estoque pela variação cambial

Neste tempos de montanha russa cambial uma demanda que surge é a atualização constante do valor de estoque para saber se a empresa está ganhando ou perdendo dinheiro com a mercadoria parada.


Na parte superior da planilha eu nomeei os campos reservados para a digitar os valores do momento da cotação de dólar como "dólar" e os de Euro como "euro" para simplificar quando for fazer as fórmulas. (Leia o post sobre nomear intervalo de dados)Eu importei a base de produtos do banco de dados Northwind para este exemplo e simulei que alguns produtos foram adquiridos em dólar e outros em euro e cria a coluna que fará o cálculo da conversão cambial.

Como a células com as cotações estão nomeadas é só fazer a fórmula multiplicando o valor pelo "dólar" ou pelo "euro", exemplo "C6*dólar".
Simples não? Toda vez que atualizar o valor da cotação todos os cálculos serão também atualizados automaticamente.

Dá para dar uma incrementada dessa planilha criando uma tabela diária para as cotações da moeda estrangeira e nomeando cada célula com o dia, por exemplo "dólar_01dez". Isso facilitaria muito quando seu chefe perguntar qual foi o lucro (ou prejuízo) naquele produto comprado no dia 02 e vendido no dia 15, porque seria só pegar o valor*dólar_02dez e subtrair o valor*dólar_15dez, capice?
Clique aqui, assine as atualizações do Pasta1.xls por e-mail e receba as dicas de planilha eletrônica na sua caixa de entrada.
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo Post »